Arquivos particulares e trabalhos do cineasta e psiquiatra Luiz César Cozzati foram doados para a Unisinos e estão a disposição do público.
A Biblioteca da Unisinos tem um novo espaço. O acervo particular do cineasta e psiquiatra Luiz César Cozzati já está disponível no 5º andar do prédio. Os cerca de 1,8 mil livros e 3,5 mil periódicos foram doados pela filha, Carolina Alves Cozzatti, e estão à disposição dos alunos desde a última quinta-feira, 03.
Apaixonado pela arte, Cozzatti foi um dos grandes colaboradores e membro da Comissão de Seleção do Festival de Cinema de Gramado. Também integrou o Clube de Cinema de Porto Alegre, colaborou com várias outras iniciativas na área de cinema e, como crítico, assinou textos em inúmeros jornais e publicações voltadas à área no Rio Grande do Sul.
O coordenador do curso de Realização Audiovisual da Unisinos e amigo de Luiz César Cozzati, Voltaire Donckwardt, disse que o ato de Carolina foi de muita importância, tanto para os críticos e pesquisadores da área quanto para os estudantes e interessados no cinema.
Para Carolina, além da importância dos livros, o espaço tem outro significado. “Na realidade, esse acervo é a preservação de tudo o que meu pai representa para mim. De alguma forma, ele vai continuar vivendo”.