A atividade reuniu alunos de três turmas de 4º ano e uma de 5ª ano, proporcionando-lhes uma experiência única de aprendizado e diversão relacionada ao voo livre.
Na última terça-feira, 26, mais de 100 estudantes de Sapiranga tiveram a oportunidade de participar de uma emocionante ação social promovida pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL). O evento ocorreu no Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, localizado no bairro São Luiz, e foi parte integrante do projeto “Equipe AGVL de Parapente,” financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio da Família Geisse – Vinhedos de Terroir e o apoio da Prefeitura de Sapiranga.
A atividade reuniu alunos de três turmas de 4º ano e uma de 5ª ano, proporcionando-lhes uma experiência única de aprendizado e diversão relacionada ao voo livre. O evento começou com uma pequena introdução ao esporte em sala de aula, onde os estudantes tiveram a oportunidade de elaborar aviões de papel, com orientação dos atletas da AGVL. Em seguida, a ação se deslocou para a quadra do ginásio da instituição, onde as atividades práticas com mini parapentes foram realizadas.
O treinador e piloto da AGVL, Flávio Pinheiro, destacou a importância da mensagem transmitida durante a ação: “Apresentamos o nosso esporte, levando uma mensagem sobre a importância da responsabilidade, dos conhecimentos e do respeito aos limites. Realizamos uma dinâmica muito legal, onde eles aprenderam a fazer aviões de papel, depois fizemos uma brincadeira em que eles aprenderam ainda a arremessar e regular esses aviões. E, por final, tivemos as práticas com mini parapentes, que eles inflaram e correram pela quadra. Para nós é sempre um prazer fazer isso, porque não é só uma contrapartida social com o projeto, mas é algo que nos motiva muito em levar essa mensagem às crianças e divulgar o voo livre.”
Lúcio Dal Pozzo, bicampeão brasileiro de parapente na categoria Aspirante e membro da AGVL, ressaltou a gratificação de participar da ação e sua importância para divulgar ainda mais o esporte na comunidade de Sapiranga: “Muitas pessoas nos veem voando por aqui, mas não conhecem tanto sobre o voo livre ou mesmo nunca visitaram o Morro Ferrabraz. Com certeza essas crianças falarão desta ação por bastante tempo, vão comentar em casa com seus pais. Quem sabe no meio dessa meninada não temos um futuro piloto de parapente?”
A professora Karla Meireles, que leciona para duas turmas do CME Dr. Décio Gomes Pereira, expressou sua satisfação com a atividade, enfatizando o impacto positivo que ela teve nos alunos: “Eles estavam bem-motivados, adoraram a atividade. Trabalho há 23 anos no município e sempre ensinamos que Sapiranga é a cidade do voo livre. Os campeonatos acontecem aqui e muitos atletas se formam e vão competir fora do Estado. Com esse projeto indo para as escolas, acredito que vai incentivar nossos alunos para quem sabe, no futuro, praticarem esse esporte.“