Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizada uma ação de conscientização sobre relacionamentos abusivos. Servidores da prefeitura distribuíram panfletos na esquina da Av. Pedro Adams com a Rua Lima e Silva, no Centro, alertando sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher.
A atividade integra a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo, criada pela Lei Municipal nº 3.504/2023. Voltada principalmente ao público jovem, a campanha deste ano tem como tema: “Diga não ao abuso: por relacionamentos saudáveis e vidas mais seguras.”
“Esta lei é para você, mulher. Não aceite ser abusada. A legislação existe para ser cumprida, e você tem o direito de ser feliz sem violência”, destacou a diretora de Políticas Públicas Especiais da SDSH, Lourdes Valim.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo registra saldo positivo de 1.433 vagas formais
A gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Elanice Müller, reforçou: “Não podemos permanecer indiferentes a essa questão. Precisamos reconhecer e denunciar as cinco formas de violência que afetam tantas mulheres: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.”