Comitiva holandesa, que trata de parceria no consórcio do Rio dos Sinos, assina acordo nesta sexta-feira
Será assinado nesta sexta-feira o termo de cooperação técnica entre técnicos holandeses e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Rio dos Sinos, que tem o prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, como vice-presidente.
Em maio, o prefeito e o presidente da Comusa, Renato Pilger, conheceram as áreas de saneamento e tratamento de água na Holanda. Na ocasião, a comitiva brasileira fechou acordo para que os europeus verificassem os problemas de saneamento e da qualidade da água do Rio do Sinos.
Os especialistas europeus estão, desde o fim de semana, cumprindo um cronograma de atividades ao longo da bacia do Sinos. Nesta quarta-feira, foi a vez da Secretaria Estadual do Meio Ambiente receber a comitiva.
Os especialistas estão fazendo um levantamento de dados técnicos para dar início a um projeto já realizado na Holanda. A idéia é usar a experiência holandesa na área de saneamento com o intuito de buscar soluções efetivas na recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Uma das primeiras intervenções dos técnicos holandeses será tratar cinco arroios que são os maiores poluidores da região. Jair Foscarini e o prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, acompanharam a reunião.
“Tivemos sensibilidade ambiental para encaminhar a resolução do problema, e isso é fundamental para que possamos investir nos recursos que possuímos. Se não houvesse esta sensibilidade, de nada adiantariam esses recursos”, afirmou.
Segundo a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, a recuperação da bacia possui caráter emergencial. Ela ressalta que tudo será feito, dentro dos trâmites legais, para que o processo de licenciamento saia com brevidade.