Em 2015, a Ouvidoria da Prefeitura de Novo Hamburgo completou quatro anos atendendo aos pedidos da comunidade. Denúncias, reclamações, sugestões e elogios aos serviços prestados pela Administração são as demandas absorvidas pelo serviço, que busca auxiliar os hamburguenses em diferentes temas. Desde que foi criada, a Ouvidoria, também conhecida como Prefeitura Atende, vem aumentando o volume de solicitações e de pessoas que tomam conhecimento do serviço de interface e relacionamento. De 2013 para 2015, o número cresceu uma média de 10%. Entre as demandas mais solicitadas está o pedido de troca de lâmpadas nas vias públicas, que alcançou o número de 6.581 pedidos este ano. Conforme o sistema, que realiza também o feedback (retorno) para os solicitantes e ainda atribui uma nota ao atendimento. O índice de processos concluídos alcança a importante marca de 57,15%.
Pelo trabalho da ouvidoria, também é possível saber que, em 2015, houve 2.339 solicitações de inscrições de pessoa jurídica e que 1.910 hamburguenses pediram a isenção do IPTU. Além do Prefeitura Atende, outro canal que é muito acessado é o Portal da Transparência (transparencia.novohamburgo.rs.gov.br). Ali, podem ser pedidas informações sobre contratos, salários e pagamentos realizados pela administração. É bom lembrar que Novo Hamburgo foi considerada a 2ª administração pública mais transparente do Estado, pelo Tribunal de Contas (TCE). No Portal da Transparência, a página “Despesas” é a mais requisitada, com 31,4 mil acessos em 2015. O analista de desenvolvimento de sistemas, Felipe da Silva Borges, observa ainda que o número de visualizações do Portal mais que dobrou em um ano, passando de 78,4 mil, em 2014, para 197 mil, em 2015. É a confirmação de que cada vez mais a cidadania está informada sobre os gastos públicos.
Número do protocolo e CPF
O contato com o Prefeitura Atende pode ser feito pelo 156 ou pelo e-mail [email protected]. “A partir da reclamação, denúncia ou pedido de serviço do contribuinte, é gerado um protocolo”, descreve o gerente da Ouvidoria, Alan Jones Agostini. O andamento dessa solicitação pode ser acompanhado pelo site www.novohamburgo.rs.gov.br, no link Protocolo (situado no lado direto da página) ou pelo telefone ou e-mail do setor. Agostini lembra ainda que para o protocolo ser feito, as agentes do serviço necessitam de informações completas, como nome, endereço, detalhes da reclamação e também o número do CPF do solicitante.
Aplicativo será novidade para 2016
Inovando e aproximando ainda mais a Administração junto à comunidade, a Prefeitura reserva para 2016 o lançamento de uma nova ferramenta. A partir dela, a população poderá fazer protocolos a partir do próprio celular, agregando informações de localização e georreferenciamento e até mesmo fotos. “Isso facilita ainda mais o trabalho das equipes que realizam o serviço, além de dar mais uma porta de entrada para o pedido de melhorias e fiscalizações que merecem atenção ou algum serviço público por parte da Prefeitura”, aponta Agostini. Uma parceria gratuita com os criadores do aplicativo Colab, já disponível para download para Android e IOs, possibilitou o funcionamento. A ferramenta já atende demandas da cidade desde outubro. O Colab foi premiado mundialmente, sendo eleito pela ONU um dos cinco melhores aplicativos de governo e participação do Mundo.
Números do Prefeitura Atende
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
Solicitações de iluminação pública – 6.581
Total de solicitações – 16.105
Secretaria do Meio Ambiente
Solicitações de poda de árvores – 1.671
Retiradas de entulhos e galhos – 1.945
Total de solicitações – 15.187
Total geral de solicitações
2013 – 57.009
2014 – 59.989
2015 – 63.301