Festejar a vida! Afinal, chegar a uma marca como essa é o significado de uma vida cheia de amor, alegrias, paz e saúde. A patronesse da feira do Livro de Novo Hamburgo e uma das mais amadas hamburguenses, Maria Emília de Mendonça, chegou aos 106 anos de vida. Uma marca histórica, atingida por poucos hamburguenses.
Nascida no Distrito de Mato Fino, no interior de Gravataí, a “vovó”, como é chamada, adotou Novo Hamburgo pelo coração. Aqui, criou suas 5 filhas: Marli, Marlene, Nersi, Jaci e Marisa. Além disso, seus 6 netos, 12 bisnetos e 6 tatarentos tem Novo Hamburgo como seu lar. É uma grande família!
A dona Maria falou sobre sua vida. “Passei o tempo sempre em casa, me cuidando, respeitando. Agora, e vivendo”, exclamou ela, sorrindo. A reportagem questionou: “Hoje teremos uma festinha?” Prontamente, ela respondeu: “Sem dúvidas: a festinha, a volta da União da minha família”, contou ela.
E há quem sabe que a vovó não faz só sucesso em Novo Hamburgo. Maria Emília de Mendonça é famosa em todo o mundo. Questionada sobre suas viagens, sempre realizadas nos aniversários, ela disse: “Agora vou valorizar nosso turismo. Já fui para o nordeste, Europa, e tantos outros locais. Agora vou viajar por aqui”, contou, rindo.
Agora, a vovó tem uma tataraneta, com seu nome: Maria Emília. Que homenagem!
O ENSINAMENTO
A vovó pediu para deixar registrado uma história muito importante. “Quando fui me casar com meu esposo, me questionaram o por que de eu casar com ele: um homem pobre, que nem tinha dinheiro para comprar um fogão novo. Cozinhávamos em um tonel. Eu respondi: “Por que amo ele. O amor é muito maior”. Quero só dizer isso: vivam, vivam o amor!”