ACI, Prefeitura e Aclame (Associação da Classe Média), se unem em busca de aliviar a carga tributária
Em entrevista ao novohamburgo.org, a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Fátima Daudt, salienta o caráter informativo desta quarta edição do Dia da Liberdade de Impostos em Novo Hamburgo.
“Esse ano, teremos como diferencial, a participação das crianças de escolas municipais, que vão dar um exemplo para os adultos, pois a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando as questões tributárias em sala de aula, desde o início do ano”, declara a líder da entidade.
Justamente pela participação das crianças, Fátima destaca que a ação preparada para esta sexta-feira, dia 25 de maio, não tem nada de protesto ou manifestação. “É exatamente como está no nome do evento: ‘Caminhada da Consciência Tributária’. É um movimento para conscientizar a população”, define.
Segundo Fátima, a liberdade de tributos sempre foi uma das principais bandeiras defendidas pela ACI. “Queremos chamar a população para tomar conhecimento do quanto pesa essa carga tributária no nosso dia-a-dia. Muitos acham que só se paga imposto através das guias específicas para isso. Mas a verdade, é que desde que acordamos, estamos pagando impostos”, analisa.
“O trabalhador brasileiro, que vive com pouco dinheiro, é o quê mais sofre com isso, pois além de pagar mais caro devido à alta carga tributária, quando necessita de serviços como de saúde, educação ou segurança, precisa recorrer às instituições particulares para receber um atendimento de qualidade”, enfatiza a presidente.
O Feirão de Impostos, outra iniciativa da ACI, que já existe há três anos, também fará parte da programação deste Dia especial. A proposta do Feirão, que já marcou presença em diversos eventos pelo país (vide a última Fimec em Novo Hamburgo), é apresentar o valor real dos produtos, sem os encargos que incidem sobre cada um.
Além disso, ela lembra que com a queda do dólar, essa carga tributária excessiva faz com que nossos produtos percam ainda mais em competitividade nas exportações. “No Brasil, é urgente uma reforma tributária séria e eficiente. Só assim garantimos mais empregos e a permanência das empresas no país. É preciso pensar a longo prazo e esquecer a ideologia imediatista que comanda o país atualmente”, finaliza.
Ações e programação completa para o dia 25 de maio:
Nesta data acontecem três ações: Caminhada, Almoço e Feira.
Caminhada da Consciência Tributária – Estudantes e professores da rede municipal de ensino. Saída da Rua Tamandaré, passando pela Pedro Adams Filho até a praça 20 de setembro.
Almoço na ACI-NH – Oferecido a convidados, associados e autoridades, com palestra e entrega de troféus para as empresas aniversariantes do mês.
Feira dos Impostos – Apresentações de esquetes das reflexões dos alunos, exposições dos textos, histórias em quadrinhos e clipes selecionados nas escolas. Barracas com trabalhos escolares e das entidades como ACI e SMED também fazem parte da feira.
Programação
9h – Caminhada da Consciência Tributária – Início da entrega das senhas – Abertura da Exposição de trabalhos dos alunos.
10h30 – Apresentação da peça teatral “Imposto”.
12h – Prato principal ACI.
13h30 – Apresentação das escolas.
17h30 – Reapresentação da peça teatral “Imposto”.
18h – Mesa-redonda sobre a Consciência Tributária.