O exemplo do programa hamburguense que implantou aulas de tributos nos currículos escolares municipais, leva sua experiência para um Seminário Regional
Leia também: O Dia da Liberdade de Impostos
Leia também: A manifestação dos estudantes com o programa Que Imposto Você Paga?
O 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal que ocorre neste dia 24, trata de um importante programa implantado pela Administração de Novo Hamburgo, o Que Imposto Você Paga? A ação implantou no currículo escolar das 75 escolas municipais, aulas de tributos.
O encontro ocorre a partir das 8h30, no Centro Municipal de Cultura, Rua Ignácio Plangg, 66 – Centro. Estima-se um público de pelo menos 500 pessoas vindas de diversas cidades do Estado. Igrejinha, Taquara, Esteio, Dois Irmãos e Canoas já confirmaram presença.
O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) deseja divulgar o exemplo positivo que ocorre em Novo Hamburgo, podendo assim, gerar novas ações pelo Estado.
“Vamos dividir nossa experiência para que essas ações se multipliquem. Também queremos proporcionar aos nossos professores que conheçam melhor os trabalhos realizados em nossos estabelecimentos”, explica a titular da Smed, Maristela Guasselli.
Um dos palestrantes será o agente fiscal do Tesouro do Estado e professor de economia Eugênio Lagemann. O secretário estadual da Fazenda Aodi Cunha de Moraes e o delegado estadual da pasta Ricardo Vale Tovo, também foram convidados para o evento.
As aulas de educação tributária começaram a ser incluídas no currículo regular das escolas municipais de ensino infantil e fundamental de Novo Hamburgo em 2005. O resultado é uma série de trabalhos e ações que têm os alunos como protagonistas e que geraram efeito em cadeia nas comunidades.