Quinta-feira, dia 04, seria prazo final para decisão do atual prefeito, que depende de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. Petista se emocionou em reunião da coligação. .
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
Quinta-feira, 04 de outubro; a três dias das Eleições 2012. Esse é o prazo estabelecido pela coordenação da coligação Meu coração quer bis para uma eventual troca de candidato na briga pela Prefeitura de Novo Hamburgo.
Leia Mais
Ministro do TSE mantém Tarcísio sem registro de candidatura
Candidatos a prefeito debatem na TVNH nesta terça-feira
Em reunião com os candidatos a vereador que apoiam sua reeleição, na manhã desta terça-feira, dia 02, abatido, o atual prefeito, Tarcísio Zimmermann (PT), teria admitido que pode desistir da disputa. Isso porque na segunda, em Brasília, o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu manter o indeferimento do seu registro de candidatura. Em caso de desistência, o deputado estadual petista Luis Lauermann seria o substituto.
Zimmermann foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por uma condenação por conduta vedada quando era candidato à Prefeitura de Novo Hamburgo em 2004. Versani decidiu sozinho, no que chama-se de decisão monocrática, quando o processo não é levado ao plenário. Ele julgou recurso do Partido dos Trabalhadores, encaminhado ao TSE depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) votou por manter, em agosto, a decisão inicial do juiz eleitoral Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior.
A substituição do candidato da coligação Meu coração quer bis dependeria de dois fatores: a votação, até quinta-feira, no plenário, do recurso movido pelos advogados do prefeito à decisão do ministro Versani; e, claro, do resultado da eventual votação. Na hipótese de o julgamento não sair ou de ser mantida a decisão contrária, Tarcísio Zimmermann retiraria a candidatura. A legislação eleitoral prevê que os candidatos podem ser substituídos até 48 horas antes do pleito, que neste ano ocorre no domingo, dia 07.
FOTO: arquivo / novohamburgo.org