Primeira-dama conhece e se encanta com trabalho da Associação dos Familiares e Amigos do Down
A primeira-dama de Novo Hamburgo, Iris Foscarini, esteve visitando a Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD), quando conheceu o trabalho realizado por sete adolescentes que participam das oficinas de sabão.
Na visita, ela dama foi presenteada com uma peça artesanal produzida pelos próprios garotos e se encantou com o que viu. “É um trabalho muito bonito, que estimula a confiança e autonomia neles”, disse.
A AFAD funciona no Centro de Cidadania (rua David Canabarro, 20, Centro), em espaço cedido pela Prefeitura. No dia 16 de junho, a entidade irá realizar uma feijoada. O objetivo é arrecadar fundos que ajudarão na compra de materiais e outras necessidades. O evento será no Colégio Marista Pio XII.
Criada por um grupo de pais em junho de 2000, a AFAD luta pela inclusão social dos portadores de Síndrome de Down, que contam com apoio de psicólogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e psicopedagogia.
Trata-se de um espaço onde é estimulada a liberdade dos portadores. Segundo Gessi Fritsch Klauck, presidente e uma das fundadoras da AFAD, um dos trabalhos mais importantes é o que prepara os pais para o crescimento de seus filhos downs. Em um sábado por mês, a associação promove palestras e atividades relacionados à doença.