Dois novos parques eólicos, localizados em Palmares do Sul, terão capacidade de gerar 50 e 9,35 megawatts
Foram emitidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) licenças ambientais para a instalação de mais dois parques de energia eólica no Estado, ambos em Palmares do Sul.
A empresa Ventos do Sul Energia SA recebeu Licença de Instalação e a Ecoprojeto Ltda recebeu Licença Prévia. A Fepam já concedeu, com estas, seis licenças para a construção de parques com aproveitamento de energia eólica no Rio Grande do Sul.
Esta energia depende do ar em movimento, por isso deve ser implantada em lugares onde o vento é intenso. Estes geradores de energia são, na verdade, cata-ventos gigantes que utilizam a força do vento para gerar energia.
Quase todo o território nacional possui boas condições de vento para a instalação de aerogerados, mas está no Rio Grande do Sul o maior parque de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo.
Situado em uma área de 25 quilômetros de Palmares do Sul, a leste da RST 101 e a oeste da Lagoa do Quintão, o parque da Ventos do Sul terá capacidade para gerar 50 megawatts de energia quando entrar em operação. Já localizado na RS-40, parada 172, em Palmares do Sul, o parque da Ecoprojeto terá capacidade de gerar 9,35 megawatts.
No dia 18 de abril, a Fepam assinou a Licença de Instalação do parque eólico da Elebrás Projetos Ltda em Tramandaí e Licença Prévia para a Natenco do Brasil Energia Alternativas em Xangrilá. Os outros são das empresas ERB: 2 em Xangrilá e um em Osório. A Fepam já concedeu, desde 2003, 23 licenças prévias para a instalação de parques eólicos no Estado.