Terceira morte pelo vírus foi confirmada na capital. A vítima foi uma mulher de 59 anos, não vacinada, portadora de doença pulmonar e renal crônica e imunodeprimida.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS, confirmou nesta segunda-feira, dia 09, a terceira morte em razão de gripe A em Porto Alegre neste ano.
A vítima foi uma mulher de 59 anos, não vacinada, portadora de doença pulmonar e renal crônica e imunodeprimida. Ela estava internada desde 22 de junho e faleceu no sábado, dia 07.
Além dos três óbitos, a secretaria divulgou que já foram registrados outros 15 casos da doença na cidade. Santa Rosa, na região Noroeste, também comunicou nesta segunda-feira, 09, a morte de um homem de 46 anos em razão da doença.
Os postos de saúde da Capital e outras regiões com maior circulação viral, como Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, estão recebendo mais doses da vacina tríplice que protege contra o H1N1 e dois tipos de influenza sazonal.
A dose é disponibilizada gratuitamente a doentes crônicos, crianças entre seis meses e dois anos, idosos, gestantes, indígenas e trabalhadores em saúde. Quem apresentar sintomas como febre alta, tosse, dor de garganta, dores nas articulações, musculares ou de cabeça deve procurar o serviço de saúde mais próximo.
Veja como a prevenção pode ser feita com cuidados simples
– Lave as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz)
– Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
– Use lenço de papel descartável
– Proteja com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar
– Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados)
– É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias
Informações de Correio do Povo
FOTO: ilustrativa / portalguanhaes