Há 13 anos equipes brasileiras que disputam sua primeira decisão de Libertadores não consegue vencer e se sagrar campeã do torneio.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Corinthians terá mais um tabu para quebrar nesta quarta-feira, dia 04, caso queira conquistar o inédito título da Copa Libertadores da América no estádio Pacaembu.
Há 13 anos equipes brasileiras que disputam sua primeira decisão de Libertadores não consegue vencer e se sagrar campeã do torneio. Desde 1998, quando o Vasco da Gama alcançou sua primeira final de Copa Libertadores da América e superou o Barcelona-EQU, que um time brasileiro não vence uma primeira decisão atingida na competição continental.
O São Caetano, por exemplo, que em 2002 surpreendeu o mundo ao alcançar a decisão da Libertadores, a primeira e única da história do clube, foi derrotado pelo Olimpia, após vitória em solo paraguaio, derrota no Brasil e posterior queda nos pênaltis.
O fato se repetiu com o Atlético-PR, que fez final brasileira contra o São Paulo em 2005 e sucumbiu com goleada no Morumbi, assim como ocorreu com o Fluminense, derrotado nos pênaltis pela LDU três anos depois os dois clubes só alcançaram essas decisões.
Os times brasileiros que alcançam a final da Libertadores pela primeira vez não costumam levar sorte. Além dos três já citados, outros três foram derrotados: Palmeiras (1961), São Paulo (1974) e Internacional (1980), clubes que conseguiram, posteriormente, conquistar o torneio.
Outros cinco times do Brasil conseguiram a glória máxima ao erguer a taça já na primeira final disputada. Isso aconteceu com Santos (1962), Cruzeiro (1976), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e Vasco (1998). O Corinthians tem a chance de repetir o feito nesta quarta-feira, 04, às 21h50min (de Brasília), desde que derrote o Boca Juniors.
Informações de Terra
FOTO: Santiago Pandolfi / Reuters