Cineasta foi o diretor do longa-metragem “Bróder”, estrelado por Caio Blat e premiado nos festivais de cinema de Gramado e Paulínia em 2010, e espera gravar até o ano que vem.
Mônica Neis Fetzner [email protected] (Siga no Twitter)
Com cinco prêmios do Festival de Cinema de Gramado de 2010 e quatro do de Paulínia do mesmo ano, por Bróder, o diretor Jeferson De (foto) agora planeja transformar o livro Contramão, do escritor hamburguense Henrique Schneider, em filme.
O contrato de cedência dos direitos do livro, por 48 meses, para que Jeferson o roteirize, já está assinado. Agora, o roteiro começa a ser feito e inicia a busca por parceiros para viabilizar o projeto financeiramente.
Foi depois de ler o livro que o diretor paulista decidiu entrar em contato com Schneider. “Foi uma supresa agradabilíssima”, resume o escritor (foto ao lado), visivelmente animado. “Sempre considerei o Contramão um livro muito cinematográfico, sempre achei que poderia ser transformado em filme, mas nunca tinha dado um passo nesse sentido – e aí chega um cineasta de São Paulo, com quem eu nunca tinha conversado, que pensou que este livro era um filme feito”, comemora.
O diretor está otimista e espera rodar o filme até o ano que vem. O gaúcho Paulo Nascimento (Em Teu Nome e Valsa Para Bruno Stein) assume o papel de coprodutor.
CURRÍCULO – Jeferson De é um cineasta paulista, nascido em 1969, e diretor do filme Bróder, ganhador dos prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor montagem e melhor trilha musical do Festival de Cinema de Gramado de 2010. Além disso, também conquistou os troféus de melhor longa-metragem, melhor fotografia, melhor som e melhor direção de arte no Festival de Paulínia do mesmo ano. O filme foi estrelado por Caio Blat (melhor ator em Gramado), Jonathan Haagensen e Silvio Guindane.
Livro narra viagem após imprevisto
alterar rumos de uma vida planejada
Em Contramão (Bertrand Brasil, 2007, 176 págs.), como definiu o escritor Moacyr Scliar, Henrique Schneider conta, “de maneira absolutamente fascinante”, a história de um homem que tem um encontro com o destino. Trata-se da história de Otávio Augusto, que tem 25 anos e uma vida toda planejada.
O imprevisto, no entanto, ocorre em uma certa manhã, quando ele atropela duas crianças e foge. Roubo de carro, violência, a fuga da barreira policial, o breve envolvimento com uma bela muambeira e a travessia da fronteira no meio da noite são alguns dos acontecimentos da aventura.
As paisagens brasileiras e uruguaias figuram na corrida de Otávio, que termina em Punta del Diablo. Uma viagem até lá está nos planos de Schneider e Jeferson De, para que o diretor possa ser apresentado às locações.
Com informações de Versão Final Comunicação
FOTO: reprodução / belezarevelada