Projeto que incentiva o recolhimento de medicamentos vencidos ganha novos adeptos em cidades da região
A campanha social “Do Lixo Ao Luxo” tem como objetivo recolher medicamentos vencidos entre a comunidade e destiná-los a empresa Pró-Ambiente, licenciada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler) para receber lixo químico. Inicialmente, o projeto tinha as cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, como alvos iniciais da empresa idealizadora: a Apoteka Farmácia de Manipulação.
Comprovando o sucesso desta iniciativa, o Posto de Saúde de Morro Reuter e o Hospital Municipal de Novo Hamburgo aderiram à campanha e enviam semanalmente uma leva de medicamentos vencidos, demonstrando sua preocupação com a saúde da comunidade, com a preservação da natureza e o seu comprometimento com as causas sociais.
Segundo a farmacêutica responsável da Apoteka ,Débora Kehl Trierweiler, a ação faz parte dos valores e princípios da empresa de promover sempre a saúde e o bem estar da comunidade. Medicamentos vencidos, quando jogados em lixos comuns, podem causar sérios danos à natureza e desequilíbrio ecológico, como o verificado recentemente no Rio dos Sinos, onde toneladas de peixes morreram em conseqüência do lançamento criminoso de resíduos químicos. O fato comprova, mais uma vez, que a conscientização dos empresários é fundamental para a preservação do meio ambiente e do futuro do planeta.
Arrecadação e participação:
A campanha continua e os postos de arrecadação são encontrados em todos os endereços da Apoteka. (Novo Hamburgo – Rua Bento Gonçalves 2320; Campo Bom – Rua Voluntários da Pátria 349 e Sapiranga – Rua 28 de Fevereiro 83 – loja 1).
Empresas administradoras de condomínios interessadas em aderir à campanha podem entrar em contato com a Apoteka através do telefone 3594-2699 e falar com a farmacêutica Luisa, e marcar uma data específica para coleta de material a cada seis meses.