Cerimônia para anúncio dos municípios contemplados contou com a presença do governador Tarso Genro e do prefeito José Fortunati.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A portaria que libera a execução do projeto do metrô em Porto Alegre foi assinada pela presidente Dilma Rousseff (PT) nesta terça-feira, dia 24, durante cerimônia para anúncio dos municípios contemplados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC de mobilidade urbana.
O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do governador do Estado Tarso Genro (PT) e do prefeito José Fortunati (PDT). A principal preocupação é em relação à forma como será liberada a verba para o projeto. No acordo costurado em outubro para viabilizar o metrô da capital gaúcha, a União se comprometeu a bancar R$ 1 bilhão. Como a obra está orçada em R$ 2,4 bilhões, a diferença seria dividida entre governo do Estado, prefeitura e iniciativa privada.
Fortunati esteve reunido com representantes do Ministério do Planejamento e da Fazenda, mas a modelagem financeira ainda não foi definida. “São vários os cenários, as possibilidade”, diz o prefeito. “Acredito que teremos pela frente algumas reuniões técnicas para formatarmos essa situação da modelagem financeira do metrô.”
Informações de Extra
FOTO: Wilson Dias / ABr
