O famoso estilista Alexandre Herchovitch fez uma palestra com ares de mega evento na abertura do evento produzido pela Feevale
O Centro Universitário Feevale iniciou os trabalhos de mais uma edição do Moda Insights com auditório lotado para a palestra que trouxe o estilista internacionalmente conhecido, Alexandre Herchovitch. Pouco depois das oito horas da noite, a professora especialista do curso de Design de Moda, Camila Bisol Brum, fez as honras e abriu a noite, passando em seguida a palavra ao também professor especialista, Bernardo Souza, que fez a mediação a partir de então.
Durante a palestra, intitulada “Uma Trajetória de Trabalho”, Herchovitch, contou um pouco da sua história no mundo da moda, desde sua infância, quando por volta dos 10 anos dava palpites nas roupas, cabelos e maquiagem da sua mãe, até hoje, quando comemora a inauguração há pouco mais de um mês de uma loja Alexandre Herchovitch no Japão.
O estilista lembrou que sua mãe sempre o apoiou, e nunca reprimiu os comentários que fazia sobre suas roupas, por exemplo. Porém, Alexandre, que estudou até o final do ensino médio em uma escola Judaico Cristã, não tinha certeza do quê fazer para concretizar seus planos de trabalho no mundo da moda.
Aos 16 anos, Herchovitch lembra que já fazia roupas com muita facilidade, pois antes de se interessar por estilo, queria saber do processo de produção em si. Nessa época, seus amigos começaram a pedir por roupas suas, e foi então que vendeu sua primeira peça: uma camiseta branca com a caveira preta, item tradicional da sua marca até hoje.
Depois de passar por um curso de artes, pois ainda não sabia que existiam cursos de moda, seu desfile de formatura, já em moda, teve o apoio da mídia de São Paulo e arredores. A partir daí tudo aconteceu: em 1993 foi convidado para o Phitoervas Fashion, depois foi para o Morumbi Fashion e São Paulo Fashion Week, onde desfila suas coleções até hoje.
Sobre a internacionalização da marca, Alexandre conta que tudo começou com a sugestão de uma amiga que morava em Nova York. Depois vieram os desfiles em Nova York e a colocação da marca em Londres. Mais recentemente comemora a abertura da loja de marca em Tóquio, no Japão, depois de quase dois anos de negociações.
“É um mercado muito receptivo, pois eles adoram a sobreposição, se vestem em “camadas”, como eu uso nos meus desfiles, gostam de muita cor, e lá, o consumo masculino se iguala ao feminino. Pois, a preocupação com a roupa por parte dos homens, é algo natural”, observa o estilista sobre esta nova oportunidade.
E, para satisfazer uma platéia de estudantes, professores, profissionais e demais interessados no assunto moda, ele declarou: “Acho importante que o estilista conheça todo o processo, não apenas a fase da criação, pois hoje em dia as diversas etapas deste processo estão se profissionalizando, e quem não tinha profissionais qualificados, está buscando. Não sei se sou muito otimista, mas acredito que por isso também, que há bastante espaço para estágios, basta correr atrás”.
Moda Insights hoje:
9h – Mesa temática – Moda e história brasileira, com Maria Claudia Bonadio, Débora Krischke Leitão e Eduardo Motta
14h – Mesa temática – Moda de moda, com Káthia Castilho, Maria de Fátima Mattos e Emanuele Biolo Magnus
17h – Palestra e documentário – Jardelina Silva e sua Assinatura do Mundo, com Cristiane Mesquita
20h – Palestra – Inspirações, temas e o processo criativo das coleções, com Walter Rodrigues