Câmara de Vereadores vota projeto que prevê a criação da “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”
Na sessão da próxima quinta-feira, dia 03 de maio, a Câmara de Novo Hamburgo coloca na sua pauta de votação, a proposição da vereadora Anita Lucas de Oliveira que sugere a criação em caráter municipal, da “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”.
O objetivo desta iniciativa e fazer com que a campanha de doação de órgãos faça parte do calendário de eventos da cidade. Como o dia 27 de setembro já é o Dia Nacional do Doador de Órgãos, a proposta prevê que a última semana de setembro seja denominada “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”.
O intuito em marcar a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, através de uma Lei Municipal, é de ressaltar a importância do ato, para que sejam realizadas mais ações em relação à doação de órgãos e sensibilizar a sociedade para o apoio às campanhas.
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em 2007, o governo espera aumentar significativamente o número de doadores de órgãos e pretende zerar a fila de espera por córneas e reduzir à metade as filas por medula óssea e órgãos sólidos (rim, coração, pulmão, pâncreas e fígado).
Dados oficiais
Atualmente, cerca de 63 mil pessoas aguardam por um órgão na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Em 2004, o Sistema Único de Saúde realizou 11.074 transplantes e o Ministério da Saúde gastou R$ 405 milhões com o pagamento de cirurgias, procedimentos e compra de remédios para transplantados.