Pacientes pagam apenas os remédios para indução da ovulação, que somam cerca de R$ 5 mil. Em clínicas, custo chega a R$ 20 mil.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
O Sistema Único de Saúde – SUS no Rio Grande do Sul passa a oferecer, a partir desta quarta-feira, dia 07, uma opção para casais com problemas de infertilidade: o serviço de fertilização in vitro, gratuito, no Hospital Fêmina, em Porto Alegre.
A instituição é a primeira do Estado a prestar atendimento sem custo aos pacientes – exceto pelo valor a ser pago referente aos medicamentos para indução da ovulação, que totalizam cerca de R$ 5 mil. Em clínicas particulares, o custo pode chegar a R$ 20 mil. O objetivo é que, em breve, o Ministério da Saúde possa financiar também os remédios.
O serviço contará com dois médicos ginecologistas e obstetras, um médico urologista, um biólogo embriologista, além de equipes de apoio de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Assistência Social. A capacidade mensal será de 10 fertilizações. Já há 30 pacientes na fila de espera para realizar o tratamento.
Informações de Correio do Povo
FOTO: ilustrativa / revistacrescer
