Segundo a presidente, falta de dinheiro não é mais motivo para que os pacientes interrompam o tratamento de doenças.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Segundo a presidente Dilma Rousseff (PT), 7,8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam medicação gratuita no Brasil em 2011. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 13, quando Dilma fez um balanço do primeiro ano do programa Saúde Não Tem Preço.
Segundo ela, apenas em janeiro deste ano, 3,2 milhões de pessoas tiveram acesso gratuito aos remédios por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular. “Há um ano, quando o usuário ainda pagava 10% do valor do remédio, esse número era bem menor – eram 853 mil pacientes”, ressaltou, em seu programa semanal Café com a Presidente.
Segundo Dilma, a falta de dinheiro não é mais motivo para que os pacientes interrompam o tratamento. Ao todo, 20,3 mil farmácias em 3,2 mil municípios fazem a distribuição da medicação.
Além de remédios para tratar a pressão alta e o diabetes, os locais oferecem remédios com descontos de até 90% para asma, colesterol alto, osteoporose e rinite. É possível ter acesso também a anticoncepcionais e fraldas geriátricas.
Este ano, de acordo com Dilma, a previsão é que sejam investidos R$ 7,7 bilhões apenas na compra de medicamentos. Ela lembrou que o Sistema Único de Saúde – SUS registrou, no ano passado, 8,4 mil internações a menos de pacientes com hipertensão e 2,7 mil a menos de pessoas com diabetes.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa / Agência Estado
