Decisão foi tomada nesta segunda-feira pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto, após nível do Rio dos Sinos subir com a chuva que caiu na região no fim de semana.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A chuva que caiu no último fim de semana levou a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo a suspender nesta segunda-feira o plano de racionamento aplicado desde o dia 28 de novembro.
Leia Mais
Rio dos Sinos sobe mais de um metro
Rio dos Sinos: Ação tentará proibir captação por arrozeiros
A justificativa, segundo o diretor da autarquia, Mozar Dietrich, é o aumento do nível do Rio dos Sinos e a redução do consumo verificada nas duas últimas semanas. A medição de segunda-feira apontou 2,4 metros na base de captação, em Lomba Grande. Antes da chuva, na semana passada a medida chegou a 2,15 m.
Dietrich explica que a decisão de suspender o racionamento é técnica. Os reservatórios estão cheios e, neste momento, não haveria suporte para reservar mais água. Ele alerta, no entanto, para a necessidade de economia por parte dos consumidores. Caso não chova nos próximos 15 dias, a Comusa poderá voltar a aplicar cortes parciais no abastecimento durante as madrugadas.
A medida de consumo ideal seria 300 litros por família ao dia, mas a população hamburguense gasta hoje entre 700 e mil litros. “É um controle fácil, que o usuário pode fazer no próprio hidrômetro”, argumenta o diretor da autarquia.
FOTO: ilustrativa / stock.xchng