Pesquisa indica que sobram oportunidades, mas faltam profissionais qualificados. Prefeitura deve investir em 2012 em um programa de qualificação mantido com entidades parceiras. .
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sedetur) de Novo Hamburgo já sabe quais devem ser as prioridades para a geração de empregos em 2012.
Isto porque o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou na semana passada uma radiografia do mercado no município: sobram vagas, mas faltam profissionais qualificados para ocupá-las.
A pesquisa, com base em dados de 2010, servirá como base para a elaboração de um programa de qualificação profissional aplicado pela prefeitura com o apoio de entidades interessadas. Segundo a pesquisa do Dieese, a oferta de cursos em Novo Hamburgo é boa em áreas como processos indústrias e razoável em outras como logística, contabilidade e comunicação. Na construção civil, no entanto, setor que tem registrado, proporcionalmente, uma das maiores taxas de geração de empregos, as oportunidades de qualificação são precárias.
O diretor de Trabalho da Sedetur, Paulo Haubert, diz que só neste ano o município gerou 4.351 postos de trabalho. A melhor média de salários é a dos empregados da administração pública, seguidos pelos da prestação de serviços, construção civil, indústria de transformação e comércio. A população hamburguense é a oitava maior do Estado, porém no ranking da renda per capta a Capital Nacional do Calçado aparece bem atrás, na 143ª colocação.
Na última semana do ano, a Agência Municipal de Empregos (AME) tinha pelo menos 1.394 ofertas, o que comprova a tendência de maior quantidade de vagas do que profissionais aptos a preenchê-las. “Nosso grande desafio é encontrar as pessoas certas para o lugar certo”, avalia Paulo Haubert.
CADASTRO – Para concorrer a uma das oportunidades os candidatos devem dirigir-se à sede do órgão, na rua David Canabarro, 20, 2º andar, no Centro, e preencher cadastro. Essa semana o expediente será em horários especiais: das 8h às 14h, até quinta-feira, e até às 13h, na sexta. O telefone para contato é o (51) 3524-4872 e o e-mail é [email protected].
FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org