O novo secretário de Segurança Pública, José Francisco Mallmann, tomou posse nesta segunda-feira, dia 23. Entre suas propostas, já elencou 23 medidas a serem implementadas para a segurança no Estado.
O Palácio Piratini lotou nesta segunda-feira para assistir a cerimônia de pose do novo secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, conferida pela governadora Yeda Crusius. Mallmann, licencio-se do cargo de superintendente regional da Polícia Federal do Estado, e assume o comando da estrutura composta pela Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penintenciários (Susepe).
O novo secretário, em seu discurso de posse, afirmou que as prioridades de sua gestão serão o combate ao tráfico de drogas, à corrupção, à prostituição infantil e ao roubo de veículos e estabelecimentos comerciais e bancários. José Francisco relembrou emocionado sua tajetória pessoal e profissional, onde narrou seu trabalho como jornaleiro na infância e o início da carreira como agente da PF em 1973. Reforçou ainda, que a Secretaria mudará o estilo de trabalho, mas seguindo as linhas estabelecidas pelo governo.
“A questão da criminalidade e da violência não é exclusiva da segurança, diz respeito a toda a sociedade, e por isso está inserta no eixo do desenvolvimento social, um dos três que norteiam o Plano de Governo de Yeda Crusius”, afirmou.
Mallmann destacou a necessidade em garantir a integridade física dos cidadãos e defendeu uma parceria com a União, com o Poder Judiciário e o Ministério Público, como um meio de prevenir a violência e evitar crimes. Defendeu também o uso de uma inteligência integrada, de profissionais aparelhados e capacitados e de uma corregedoria eficaz como os três eixos que marcarão a atuação da Secretaria.
O secretário elencou 23 medidas a serem propostas e implementadas no âmbito da segurança, como: estabelecer metas de curto, médio e longo prazos, a implantação do Gabinete de Gestão Integrada, integração dos sistemas de banco de dados das polícias Civil, Militar e Federal, a constituição de um grupo de acompanhamento disciplinar nas corregedorias e a redução de 21 para 12 dos indicadores de criminalidade a serem divulgados, com atualização e publicação diária no site da Secretaria.
Yeda elogiou o discurso de Mallmann e destacou que essas medidas estão de acordo com a política de segurança atual.“Todas conduzem à transparência das ações e estão sintonizadas com o novo jeito de governar”, declarou. A governadora também ressaltou, que o governo trabalha em equipe, de forma integrada e realista contra a violência. “Neste sentido, a vinda de Mallmann jogará mais luzes e não holofotes nas ações de governo”, reforçou.
Fonte: Governo do Estado