Avião caiu no oceano Atlântico em junho de 2009, com 228 pessoas a bordo. Franceses decidirão sobre nova etapa de buscas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A associação Entraide et Solidarité informou nesta segunda-feira, dia 07, que foram identificados 103 dos 104 corpos das vítimas do avião da Air France que caiu no Atlântico encontrados neste ano.
O voo AF 447 saiu do Rio de Janeiro e dirigia-se a Paris. Robert Soulas, presidente do grupo dedicado à memória das vítimas, afirmou que as famílias dos falecidos no acidente, ocorrido em junho de 2009 com 228 pessoas a bordo, seriam informadas sobre a identificação nesta segunda e a entrega dos corpos está prevista para as próximas duas semanas.
Logo após a tragédia, foram encontrados 50 corpos do mar. Neste ano, outros 104 foram recuperados. As autoridades francesas decidiram retirar os corpos dos ocupantes do avião após comprovar que eram identificáveis a partir de testes de DNA, apesar de estarem há quase dois anos em uma profundidade de cerca de quatro mil metros.
O Tribunal de Grande Instância de Paris vai decidir sobre a realização de uma nova etapa de buscas para localizar o restante dos corpos. A última fase desta operação terminou no início de junho, e de acordo com o Ministério de Transportes francês custou seis milhões de euros (US$ 8,2 milhões).
O relatório definitivo sobre as causas do acidente deve ser divulgado pelo Escritório de Investigações e Análises – BEA, encarregado das pesquisas, no primeiro trimestre de 2012. Um problema técnico teria impedido os pilotos de ter acesso a informações que evitariam a queda do avião.
Informações de Último Segundo
FOTO: divulgação / Marinha Brasileira