Vereador Ralfe Cardoso (PSOL) entrega lista com cargos de confiança ao presidente do Sindilojas na tarde de hoje, dia 19 de abril.
Atualmente, são quase duas mil pessoas empregadas pelo Executivo Municipal de Novo Hamburgo, sem concurso público.As informações, não possibilitam um número exato dos cargos de confiança no Executivo. Algumas listagens, de funcionários das autarquias e empresas de economia mista, como Fenac e Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), não foram liberadas.
A Prefeitura hamburguense tem mais de 220 funcionários contratados a partir de cargo em comissão. Isso representa uma despesa anual superior a R$ 8 milhões. Outras 233 pessoas ocupam estágios e o Executivo tem 276 funcionários de carreira lotados em cargos de indicação política que dão direito à Adicional de Dedicação Plena (ADP), elevando ainda mais as despesas com pessoal.
No ano passado, a Associação Hospitalar de Novo Hamburgo (AHNH) – órgão mantido pelo Executivo – informou que possuía 777 funcionários. Hoje, esse número chega a 818. Na Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) são mais de 50 cargos de confiança. Os requerimentos que resultaram em tais informações, foram de autoria do representante do PSOL, Vereador Ralfe Cardoso, que reclama da falta de transparência do Executivo ao não responder de maneira completa.
Reunião com entidades – A retomada dos debates sobre a quantidade de cargos de confiança no Executivo ocorreu no início de março. A partir das 13h30 de hoje, a lista de cargos de confiança será entregue ao presidente do Sindilojas, Gerson Müller, na sede da entidade. Nos próximos dias o vereador se reúne com representantes do Sindicato dos Comerciários, ACI, CDL e Grupo Pensando Novo Hamburgo.