Construído no Século 19, Salão Sander é o berço do Kerb de São Miguel e abrigou o primeiro café colonial do Rio Grande do Sul.
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
O prédio que já foi berço da alegria em Dois Irmãos, quando abrigava os bailes do Kerb de São Miguel, hoje transmite um sentimento de tristeza a quem vê a fachada.
As ruínas tomaram conta do lugar e mal se percebe os traços do Século 19, quando foi construído. O Salão Sander (foto), tombado pelo patrimônio histórico desde 2002, foi também sede do primeiro café colonial do Rio Grande do Sul.
Para não ver no chão uma das marcas da história do município, a comunidade se mobiliza. O assunto foi tema de reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural no mês passado com membros da família Nienow, proprietária do imóvel, e do promotor público Wilson Grezzana. A decisão, unânime, foi pela contratação de um técnico que fará um estudo para a restauração.
Embora o prédio seja de propriedade privada, parte do financiamento do projeto terá recursos públicos, explica ao Portal novohamburgo.org Elisandra Silva, presidente do Conselho do Patrimônio Cultural e Natural e diretora do departamento de Cultura da prefeitura.
“É um projeto que demanda um investimento grande. Tem que ser feito por um especialista em restauro”, argumenta Elisandra. A fase ainda é de orçamento e a estimativa é que custe entre R$ 10 mil e R$ 55 mil. A presidente do conselho reforça, contudo, que os proprietários é que são responsáveis pela restauração propriamente dita.
Enquanto a solução definitiva não se concretiza, o jeito é improvisar. Escoras estão sendo colocadas no prédio, que fica na Avenida São Miguel, para evitar mais desmoronamentos e lonas vão reduzir possíveis infiltrações que comprometam a estrutura. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) estiveram no local em abril e atestaram a viabilidade da restauração. Dois Irmãos tem atualmente 22 prédios tombados como patrimônio cultural e natural.
FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org