Segundo pesquisa do DataSenado, a maioria dos brasileiros apóia a redução da maioridade penal para 16 anos.
Em reunião da Comissão de Constituição da Justiça (CCJ), um dos tópicos de pesquisa apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi a redução da maioridade penal. A CCJ do Senado deixou para a próxima semana a análise de matéria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que propõe a redução.
O pesquisa feita pelo DataSenado, entre março e abril por telefone, abordou 1.068 pessoas de 130 municípios, de todos os estados, aponta que 87% dos entrevistados acham que menores infratores devem receber a mesma punição de adultos. Sobre a idade para a mesma condenação de menores que cometem crimes, a maioria defende os 16 anos (36%), seguido por 14 anos (29%), 12 anos (21%) e a partir de qualquer idade (14%).
O presidente do Senado lembrou que é preciso enfrentar todos os problemas que agravam a criminalidade e a insegurança em nosso país. “É preciso mudar o sistema, que envelheceu, precisa de recursos, policiais treinados, equipamentos, residência para morar sem a influência do crime organizado. É importante mexer em tudo”, diz Renan Calheiros.