Essas doenças são a segunda causa de gastos com auxílio-saúde no país, que acaba afetando não só a população idosa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo é lembrado neste domingo, dia 30, o que provoca um alerta do Ministério da Saúde. Segundo o ministério, as doenças reumáticas já atingem 12 milhões de brasileiros e são a segunda causa de gastos com auxílio-saúde no Brasil. Idosos não são os únicos afetados.
Entre essas doenças, a artrite reumatoide é a mais comum entre brasileiros. De 2010 a setembro deste ano, cerca de 33 mil pacientes foram internados por conta da doença. Ela atinge principalmente mulheres de 30 a 40 anos, tendo causas comuns em pacientes com idade avançada, obesidade, vício em cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e ingestão de medicamentos.
Em alerta, o Ministério da Saúde destaca principais sintomas em portadores da enfermidade. Entre elas, estão dor nas articulações por mais de seis semanas, vermelhidão nas articulações, inchaço, calor ou dificuldade de movimentar articulações – principalmente pela manhã. Caso o paciente tenha esses sintomas, deve procurar logo um serviço de saúde.
Para identificar se tem a doença, o paciente deve analisar de sente dores ao esticar os braços ou se consegue elevar os ombros até encostar no pescoço. Com o diagnóstico precoce, o tratamento pode diminuir os riscos de incapacidade física, afirma o Ministério.
Informações de Agência Brasil
FOTO: Ilustrativa / GettyImages