Mais de dois mil estudantes se reuniram para protestar em Fortaleza contra o Enem. Protesto tem como objetivo mostrar a força dos estudantes brasileiros.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Nesta sexta-feira, dia 28, mais de duas mil pessoas se reúnem em protesto contra o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e o sistema educacional brasileiro. Protesto foi organizado por meio do Facebook e começaria às 16h, mas foi adiantado para as 14h, na Praça da Imprensa, bairro Aldeota, em Fortaleza.
Leia Mais
Defensoria Pública recomenda anulação das questões do Enem ou cancelamento da prova
Apesar de o caso de vazamento de questões ter acontecido em Fortaleza, os seis estudantes que organizaram o protesto afirmam que não se manifestam contra os alunos do Colégio Christus, e sim, contra o exame. Com o nome de “ENEMganados”, a manifestação visa mostrar a força dos estudantes que participam do Enem ou desejam prestar vestibular no futuro.
Na manifestação, os jovens vestiram roupas pretas, apito e nariz de palhaço. Cartazes com frases polêmicas também deveriam ser usados no manifesto. Entre as frases, se destacam “10% do PIB para educação”, “ENEMganados”, “Corrupção”, “Educação de qualidade”, entre outras. As frases devem ser relacionadas a ética na escola e insatisfações com a educação no país.
Outros protestos serão feitos
Cidades do Brasil todo se organizam para protestar contra o Enem. No Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Cuiabá e São Paulo manifestação conta o “vexame nacional do ensino médio” será feita nos dias 13 e 14 de novembro. Estes estudantes vão exigem mais segurança no processo, fim do exame e volta dos vestibulares tradicionais – já que algumas universidades federais substituíram suas provas pelo Enem.
Informações de portal G1
FOTO: reprodução / Facebook