Empresários entregam lista com reivindicações aos deputados na tentativa de proteger e manter a competitividade do setor coureiro-calçadista.
Na tarde de hoje, quarta-feira, dia 18, promete marcar a aproximação entre o setor coureiro-calçadista e os governos estadual e federal. A criação do Comitê Setorial do Couro e do Calçado, às 15h, e a reunião da Frente Parlamentar em defesa do setor coureiro-calçadista, às 16h30min, fazem parte da programação da FIMEC.
O primeiro encontro visa instalar um comitê setorial para estreitar o diálogo entre entidades e empresários com o governo gaúcho. “Precisamos estabelecer um canal de comunicação direto do empresariado com o governo, sempre buscando soluções para o incremento do setor, assim como sua manutenção”, detalha o diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Marco Aurélio Kirsch.
Segundo Kirsch, a criação do comitê acontece em um momento crucial para o setor. “A própria economia no Estado faz com que seja necessário estabelecermos um grupo para discutir e levar ao governo as nossas prioridades”, observa. A entidade organiza o encontro, juntamente com a Sedai – Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RS, Fenac S/A, Abicalçados, Abrameq, AICSul, Assintecal, Abiacav, Abqtic, Abeca e IBTeC.
União – O diretor-presidente da Fenac, Julio Cézar Camerini, afirma que é fundamental a união dos empresários do setor com entidades representativas e governo. De acordo com Camerini, nesta reunião, os empresários entregarão aos deputados uma lista com reivindicações para fomentar e proteger o setor.
Depois da instalação do comitê, ainda na tarde de hoje, ocorre a reunião conjunta da Frente Parlamentar do Setor Coureiro Calçadista e Moveleiro do Congresso Nacional. O evento, que começa às 16h30min, aborda questões relevantes para o setor, juntamente com políticos das esferas nacional e estadual.
O presidente da frente parlamentar do setor, deputado federal Renato Molling, e o presidente da frente parlamentar do setor na Assembléia Legislativa do RS, deputado estadual João Fischer, recebem empresários, entidades e políticos para discutir ações e estabelecer pleitos em comum que tenham como objetivo fortalecer e proteger a cadeia coureiro-calçadista.
Na ocasião, serão discutidas, a crise enfrentada pelo setor em decorrência do câmbio e da carga tributária, assim como a situação atual do mercado, suas perspectivas futuras e ações emergenciais tanto em nível federal quanto estadual.
Programação completa da Fimec nesta terça-feira:
8h30 às 12h – Rodadas de negócios da Abrameq (Mezanino)
09h às 13h – Rodadas de negócios do Projeto Brasil Assintecal (Auditório 2)
12h – Almoço com imprensa nacional e internacional (Restaurante Panorâmico)
14h – Rodada de Negócios Projeto Comprador CICB/APEX (Estandes)
15h às 16h – Primeira Reunião do Comitê Setorial do Couro e do Calçado (Auditório 2)
15h às 16h – Projeto EXCLUSIVO + MODA – Palestra NO RULES (sem regras) com Júlio Rossi – Consultor de Moda do Grupo Sinos e convidados especiais (Audit. Mezanino)
16h30 às 18h – Reunião da Frente Parlamentar em defesa do setor Coureiro-calçadista (Auditório 2)
16h30 às 17h30 – Palestra O Destino dos Resíduos Industriais (Audit. Mezanino)
18h30 – Lançamento do Livro “Adesivos para Calçados – Produtos e Aplicações” (Auditório 2)