Após um mês da queda do satélite UARS, o satélite Rosat de 2,4 tonelada está prestes a cair na Terra. Ele deve desabar em uma velocidade de 28mil km/h.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O satélite americano UARS atingiu a Terra no dia 24 de setembro, mas agora é o satélite alemão Rosat que deve cair entre esse sábado, 22 de outubro, e domingo, 23 de outubro. Rosat é do tamanho de um automóvel e pesa 2,4 toneladas.
Criado para a observação de raios-x, o satélite deve entrar na atmosfera a uma velocidade de 28 mil km/h, informa o Centro Alemão Aeroespacial. Segundo astrônomos, grande parte do telescópio será queimada quando entrar na atmosfera, mas cerca de 30 pedaços do objeto podem cair na Terra, com o peso total de 1,7 toneladas.
Porém, o momento e o local de entrada na atmosfera não puderam ser calculados com precisão, por conta das variações da atividade solar, que interfere na entrada do satélite. A Agência Espacial Europeia e outras organizações monitoram a trajetória do objeto e os pontos suspeitos de receberem os destroços.
Astrônomos acreditam que o objeto caia na Terra entre 53 graus de latitude norte e 53 graus de latitude sul. Quanto às pessoas, a probabilidade de alguma peça atingir qualquer pessoa é de uma em duas mil pessoas. Apesar de a chance ser baixa, é maior que a apresentada pelo outro satélite, que tinha probabilidade de uma em 3,2 mil. Em setembro, nenhuma pessoa foi atingida por resíduos do satélite UARS.
Informações de Terra
FOTO: reprodução / AP