Encontro avalia ações para recuperar as bacias dos rios e busca envolver os municípios que utilizam essas águas nas ações de recuperação
Buscando soluções para a recuperação ambiental das Bacias Hisdrográficas dos Rios dos Sinos e Gravataí que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fepam promoveram nesta terça-feira,no salão de atos do Prédio Lilás da Feevale um encontro entre parceiros.
A reunião é a primeira de avaliação das ações feitas pelos municípios que integram a bacia do Rio dos Sinos. Participaram do encontro a secretária Vera Callegaro, do Meio Ambiente; o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, prefeitos ou representantes dos municípios das duas bacias hidrográficas, presidentes e representantes do Comitêsinos e Comitê Gravataí, entre outros.
Por determinação da secretária Vera Callegaro, o encontro ampliou-se e os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos passam a se integrar nestas ações recomendadas pela Força Tarefa que atuou no acidente ambiental do rio dos Sinos de outubro último.
Começará a ser discutido o Plano de Sustentabilidade Ambiental, segundo o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) da Sema, Niro Afonso Pieper. Dentro deste plano, poderá estar reunido os planejamentos que serão exigidos dos municípios através de leis e resoluções esparsas.
Niro salienta que a ação do dia 12 de abril foi de fiscalização integrada reunindo os municípios de Araricá, Nova Hartz, Parobé e Taquara. Nesta, a atuação foi basicamente orientar sobre as exigências para os empreendimentos que descartam óleos e graxas.
Também será avaliada a demanda dos municípios para serem incluídos nos recursos destinados ao PAC (Pacote de Aceleração do Crescimento), os projetos destinados a saneamento básico, que estão sendo coordenado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau.