Os tipos 1, 2 e 3 já atingem o Estado do Paraná, mas a novidade é que o tipo 4 tem somente seu segundo contaminação.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou o segundo caso de dengue tipo 4 no Estado. O paciente mora em Santa Tereza do Oeste, no Paraná, e foi contaminado fora do Estado. Este paciente esteve no Pará entre os dias 12 e 28 de agosto.
O caso foi divulgado na noite desta segunda-feira, dia 10, e é considerado importado, já que o contágio ocorreu fora do Paraná. A secretaria ainda investiga um possível terceiro caso de dengue tipo 4, que está em fase de exame laboratorial.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o boletim informativo da dengue foi reestruturado e analisa os dados epidemiológicos a partir da 31ª semana do ano até a 30ª do ano seguinte, ou seja, de agosto de 2011 a julho de 2012. Esse boletim é feito para ter noção da epidemia no Estado, até agora foram confirmado 30 casos de dengue no Paraná desde agosto. Desses 30, 27 casos eram autóctones, ou seja, tiveram contágio no Paraná e três se contagiaram fora.
A principal preocupação agora é a vinda de outro tipo de dengue no Paraná: o tipo 4. A população já foi anteriormente exposta aos tipos 1, 2 e 3. O superintendente ainda conta que após a pessoa ter contato com um dos tipos de vírus, não pode mais ser infectada por ele, ou seja, só pode ser infectada quatro vezes, uma vez por casa tipo diferente de dengue e não mais de uma vez pelo mesmo tipo. Os sintomas dos quatro sorotipos são os mesmos.
Informações de Uol
FOTO: Ilustrativa / Exame