Novo Hamburgo participa do Censo Agropecuário, com demonstração do novo sistema nesta segunda-feira
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira os Censos 2007 – Contagem da População e Censo Agropecuário. Todo o trabalho deve ser realizado em três, no máximo quatro meses, e desta vez, sem os velhos formulários em papel. Um computador de mão com GPS (Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global), armazenará todas as informações necessárias para a contagem censitária.
O prefeito Jair Foscarini e o secretário da Agricultura, Roberto Kieling, receberam nessa segunda-feira, a coordenadora da subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vera Lúcia Freitag e o supervisor Raoni Bernardo dos Santos. Eles trabalharão nos próximos três meses e utilizarão o novo equipamento tanto no Censo Agropecuário quanto na contagem da população, em todo o país.
“Em Novo Hamburgo quatro recenseadores farão o Censo Agropecuário em Lomba Grande, nos setores rurais”, disse Vera Lúcia Freitag. Segundo ela, o trabalho será desenvolvido com apoio da Comissão Censitária Municipal (CCM), integrada por pessoas que auxiliam com suporte para a pesquisa, tendo também representantes da Administração.
O titular da secretaria de Agricultura (Semag), Roberto Kieling, ressalta a importância do Censo que “permitirá o conhecimento da realidade produtiva do campo”. O último levantamento desses dados foi realizado em 1996. “Com os resultados será possível implementar uma política de desenvolvimento rural diferente”, diz.
A contagem da população, no entanto, ocorre somente em municípios com menos de 170 mil habitantes. Na região, portanto, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas, estão fora dessa contagem, mas participam do levantamento agropecuário. Em todo o Rio Grande do Sul, serão 5.811 recenseadores visitando mais de 500 mil estabelecimentos agropecuários nos 496 municípios.
Os trabalhos iniciam com mais de 80 mil trabalhadores contratados temporariamente pelo IBGE em todo o país.