Mais de 500 novas árvores, com mais de 15 espécies, serão plantadas ao longo dos arroios Pampa, Luiz Rau e Gauchinho
A Fenac S.A. efetivou nesta segunda-feira um projeto inédito no setor de feiras destinadas à área coureiro-calçadista. O diretor-presidente da Fenac, Julio Cézar Camerini, e o prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, assinaram na sede da Fenac, em Novo Hamburgo, contrato de parceria para a execução do Projeto de Compensação Ambiental com a empresa Hack Consultoria & Projetos.
Um estudo preliminar, com dados coletados na feira do ano passado (como números de pessoas, consumo de eletricidade, movimentação de veículos, entre outros), viabilizou um levantamento da quantidade de emissão dos gases e efeito estufa durante a realização da Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (Fimec). A finalidade está em neutralizar estes gases com o plantio de árvores.
“A neutralização é um tipo de compensação, ou seja, quem polui a atmosfera pode e deve fazer alguma coisa para compensar ou neutralizar a agressão”, enfatiza Adriana Hack, da Hack Consultoria.
Serão 550 novas árvores, com mais de 15 espécies, plantadas para compensar a emissão de gases. “Temos que obedecer ao critério da época do plantio de árvores, que fica entre os meses de agosto e setembro”, enfatiza Adriana. Os locais indicados para o plantio serão os arroios Luiz Rau, Pampa e Gauchinho.

“Esta atitude é um marco, tendo em vista tudo que está ocorrendo no mundo. A sociedade começa a se preocupar com isto, ainda que um pouco tarde, mas é um sinal positivo por parte da Fenac e esperamos que sirva de exemplo para todas as empresas”, afirma Camerini.
“Esta é uma clara preocupação da nossa sociedade. Agora vamos completar o planejamento para que estas árvores sejam plantadas corretamente, nos locais apropriados”, Jair Foscarini.
As áreas selecionadas para o plantio das mudas estão localizadas em quatro trechos de mata ciliar: margem do Arroio Luiz Rau: nos trechos das av. Nações Unidas e Nicolau Becker. Para tais serão disponibilizadas 100 mudas. Margem do Rio dos Sinos: locais de captação da Comusa, e Balneário Vitor Mateus Teixeira, que receberão 300 mudas. Margem Arroio Pampa: serão utilizadas 100 mudas. Margem do Arroio Gauchinho: serão distribuídas 50 mudas.