O município será melhor iluminado e mais econômico em relação a luz. O projeto inicia no bairro Santo Afonso e em Lomba Grande.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Em uma solenidade feita no bairro Santo Afonso nesta terça-feira, dia 27, o prefeito Tarcísio Zimmermann assinou a ordem de início do projeto ReLuz. O projeto integra o programa Novo Hamburgo Iluminada e deve substituir 22.956 pontos de luz pela cidade. Entre as vantagens do projeto estão a eficiência, economia e durabilidade das novas lâmpadas.
O projeto ReLuz é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos – SEMOPSU, e Novo Hamburgo será a primeira cidade do Estado a ter 100% das lâmpadas e demais dispositivos trocados dentro do projeto. O ReLuz inicia no bairro Santo Afonso e segue para o bairro rural Lomba Grande, que teve sua cerimônia de lançamento nesta quarta-feira, na Igreja Católica da Paróquia São José.
O investimento no projeto é de cerca de R$ 8 milhões, com cerca de R$ 2 milhões investidos pelo Município e o restante pela Eletrobrás por meio da Eletrosul. O prefeito Tarcísio relembrou do que possibilitou a implantação do projeto em Novo Hamburgo e destacou os benefícios da comunidade com a iniciativa. “Novo Hamburgo é uma cidade muito mal iluminada. A partir de agora, teremos bairros com equipamentos modernos e mais eficientes. Em alguns pontos, a melhoria será sensível. Mas em outros, a grande maioria, a diferença será enorme”, revelou o prefeito.
A eficiência e a economia são os destaques do projeto, que terá dez etapas para a melhoria da iluminação em diversos bairros e pontos da cidade. Serão colocadas lâmpadas de vapor de sódio, que são econômicas e tem maior durabilidade e poder luminosidade, a potência varia entre 70W e 250W. Além dessas lâmpadas, o projeto irá instalar novas luminárias, cabos, suportes, reatores, braços mais longos que os atuais e demais dispositivos. Na economia, as vantagens são o custo com a energia elétrica e manutenção, que serão diminuídos com a presença de lâmpadas que duram mais e gastam menos.
O projeto ReLuz será dividido em dez etapas, sua primeira fase trocará todos os 1.850 pontos de iluminação do bairro Santo Afondo e 1.000 lâmpadas de Lomba Grande. Após a iluminação do bairro rural, os bairros Vila Diehl, São José e Boa Saúde serão iluminados pelo projeto. A previsão é de que toda cidade esteja iluminada em até dez meses. A empresa Mercúrio é a responsável pela instalação dos equipamentos e terá até sete equipes para trabalhar diariamente. As equipes da empresa devem trocar de 125 a 130 luminárias por dia.
Mais modernos, os equipamentos oferecem recursos que o sistema atual não possui. Os equipamentos atuais fazem com que as lâmpadas fiquem acesas sempre e até durante o dia, em caso de danos. O diferencial do novo equipamento é o sistema inteligente e sem falhas, que desligará a lâmpada quando o equipamento estiver com defeito, gerando uma maior economia.
Ganhos em eficiência e luminosidade
Ganho de 145%: Lâmpadas de vapor de sódio 70W (ReLuz) x fluorescente 40W
Ganho de 37%: Lâmpadas de vapor de sódio 150W (ReLuz) x vapor mercúrio 250W
Ganho de 9,5%: Lâmpadas de vapor de sódio 100W (ReLuz) x vapor de sódio 100W (comum)
Informações de PMNH
FOTO: Ronan Dannenberg / PMNH