Receita Federal afirma que não está enviando cartas e e-mails pedindo dados dos contribuintes. As mensagens são fraudes de hackers.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Nesta segunda-feira, dia 26, a Receita Federal alertou seus contribuintes sobre mensagens eletrônicas que pedem seus dados bancários e cadastrais. Segundo o Fisco, e-mails com o nome da Receita Federal enviam links com vírus e tenta extrair informações privadas dos cidadãos.
Pessoas físicas e jurídicas estão recebendo um e-mail intitulado “Intimação Eletrônica de Débito” com o nome da Receita Federal, mas o Fisco garante que esta intimação é enviada somente pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita – e-CAC. Há também o recebimento de cartas denominadas “Intimação para Regularização de Dados Cadastrais” pedindo que o contribuinte acesse um site que também não pertence ao Fisco. A correspondência é parecida com avisos bancários e tem um código de barras em um lado.
As orientações dadas pela Receita são para que os cidadãos excluam imediatamente os e-mails falsos e que não abram os arquivos anexados, pois eles contem vírus que capturam informações confidenciais do contribuinte. Além disso, os usuários devem evitar clicar em links de sites enviados no e-mail ou na carta, pois podem cair em páginas de hackers.
Sobre a intimação para atualizar o cadastro, a Receita garante que a alteração ou consulta dos dados pessoais só podem ser resolvidas no e-CAC. A regularização de pendências com o Fisco também é resolvida pelo site da Receita. No site, o contribuinte deve informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda, o que gera um código de acesso. Quem tem certificado digital também pode acessar o e-CAC.
Segundo a Receita, não é a primeira vez que isso acontece. Todos os anos são feitas denúncias contra falsários que se fazem passar por servidores do órgão a fim de extrair dados fiscais e bancários dos contribuintes, além de informações pessoais dos cidadãos.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução