Deputado Tarcísio Zimmermann defendeu as políticas públicas afirmativas desenvolvidas pelo Governo Federal
Na manhã desta quinta-feira, o deputado Tarcísio Zimmermann, na tribuna da Câmara dos Deputados, defendeu as políticas públicas afirmativas desenvolvidas pelo Governo Federal, especialmente na área de educação.
Tarcísio exibiu um exemplar do jornal O Globo do dia, fazendo referência à uma notícia de que os bolsistas do ProUni obtiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
As informações que constam no jornal são de que no curso de Administração de Empresas (área com maior número de universitários do País), os alunos do ProUni atingiram a média de 42,3, enquanto os não-bolsistas do ProUni (portanto, os demais estudantes do País) ficaram com uma média de 34,4.
Já no curso de Direito, os beneficiados pelo ProUni ficaram com uma nota de 43,5, e os demais com 38,4. A maior diferença, no entanto, ocorreu na área de Biomedicina, na qual os alunos do ProUni atingiram a nota de 45.7 contra 36.7 dos demais.
Segundo o deputado hamburguense, são números significativos porque derrubam preconceitos e, sobretudo, porque apontam para um único caminho efetivo para que o País possa superar suas desigualdades, ou seja, o das políticas públicas cada vez mais ofensivas e inclusivas em defesa dos que nunca tiveram oportunidades.
“Aqueles que, de forma preconceituosa, se colocam contra programas como o Bolsa Família e o ProUni ou contra a política de discriminação positiva de distribuição de cotas para negros nas universidades, na verdade, pretendem manter a ausência de oportunidades para o nosso povo. Já os que se comprometem com o fortalecimento dos programas de habitação, de agricultura familiar e os que oferecem oportunidades à juventude, aos negros, às mulheres, aos índios, enfim, àqueles que sempre foram excluídos, revelam seu compromisso com a democracia substantiva, que oferece a perspectiva real de um futuro melhor para o nosso povo”, afirma Tarcísio.