Em audiência pública, consórcio que comprou Grupo Ipiranga anuncia investimentos e manutenção de postos de trabalho
Ocorreu na tarde desta quarta-feira a audiência pública convocada pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Minas e Energia da Câmara de Deputados que tinha como objetivo esclarecer os detalhes da transação que resultou na venda do Grupo Ipiranga para o consórcio formado pelas empresas Braskem, Ultra e Petrobras.
De acordo com o deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT), um dos proponentes da audiência, a reunião foi esclarecedora e tranqüilizadora. O deputado relata que os representantes das empresas assumiram três compromissos importantes.
O primeiro deles foi a garantia de investimentos no Pólo Petroquímico Gaúcho (R$ 700 milhões serão investidos até 2009). O segundo será a ampliação da capacidade tecnológica no ramo petroquímico (que teria sofrido prejuízos com o processo de privatização ocorrido nos anos 90). Por último, a manutenção e até mesmo a ampliação dos postos de trabalho.
“Uma das maiores preocupações era a questão dos trabalhadores da Refinaria de Rio Grande, que até agora não tiveram nenhum contato com os novos controladores do Grupo Ipiranga. Propus aos representantes da Ultra, Braskem e Petrobras que se reunam o mais breve possível com os sindicatos dos trabalhadores a fim de esclarecer a nova situação da Ipiranga e, assim, aliviar a tensão pela qual estão passando os seus funcionários. Eles garantiram que assim o farão”, disse Tarcísio.
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que serão feitos investimentos na refinaria do grupo Ipiranga em Rio Grande para produzir produtos de maior valor agregado, como biodiesel e nafta.
Em relação à distribuição de combustíveis, o diretor disse que a compra da Ipiranga vai permitir à Petrobras aumentar de 34% para 38% sua participação no mercado nacional, onde atualmente tem 883 postos.
Participaram da audiência, além de parlamentares, o Diretor de Abastecimento da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), Paulo Roberto Costa; o Presidente da Braskem S.A., José Carlos Grubisich; o Presidente do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Pólo Petroquímico do Rio Grande do Sul, Carlos Eitor Machado Rodrigues, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo, Ângelo Martins.
Fonte: Gabinete do deputado Tarcísio Zimmermann