Relatórios apontam que desde 2002, a Receita tem 1,140 milhão de declarações na malha fina.
De acordo com relatórios apresentados na segunda-feira, dia 26, pela Secretaria da Receita Federal, desde 2002, 1,140 milhões de contribuintes estão na malha fina do Imposto de Renda. Outros 857 mil contribuintes cujas declarações do imposto apresentaram irregularidades foram autuados. O valor das autuações, que inclui imposto, juros e multas, totaliza R$ 3,188 bilhões no período.
A maior parte das declarações retidas para análise apresenta problemas de omissão de receitas do próprio contribuinte ou de seus dependentes, segundo o secretário-adjunto Paulo Ricardo de Souza Cardoso. Nos outros casos, o formulário foi preenchido de maneira incorreta.
Ricardo ressalta que a maioria dos problemas constatados na declaração é solucionada pela própria Receita. A cada ano, em média, são retidas 7% das declarações, sendo que a maioria delas é liberada do processamento no período de um ano. Entre 2002 a 2006, foram encaminhadas à Receita 98,2 milhões de declarações. Desse total, 7 milhões foram retidas para investigação e 5,9 milhões já foram liberadas.
As declarações retidas há mais de um ano representam um universo muito pequeno. Do exercício de 2005, por exemplo, apenas 12,3% das declarações retidas continuam na malha. É o caso das declarações entregues em 2002, cujo percentual ainda na malha não chega a 1% do total das declarações inicialmente retidas para verificações.
Fonte: Agência Brasil