Audiência pública que discutirá a venda do Grupo Ipiranga será realizada na próxima quarta-feira
Foi confirmada para a próxima quarta-feira, dia 28, às 10h, no plenário 14 do Anexo II da Câmara de Deputados, a realização da audiência pública para esclarecer sobre a venda do Grupo Ipiranga para as empresas Ultra, Braskem e Petrobrás.
A audiência será realizada em conjunto pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Minas e Energia, por proposição dos deputados gaúchos Tarcísio Zimmermann (PT) e José Otávio Germano (PP).
Foram convidados a participar do debate o Diretor de Abastecimento da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás), Paulo Roberto Costa; o Presidente da Braskem S.A., José Carlos Grubisich; o Presidente do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski; e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul, Carlos Eitor Machado Rodrigues.
Além dos detalhes da venda, a audiência servirá para avaliar os impactos da transação sobre a produção petroquímica brasileira, os empregos e o futuro do Pólo gaúcho.
O deputado hamburguense Tarcísio Zimmermann diz que quer esclarecer, entre outras questões, os motivos por que a Petrobrás ficará somente com 40% do patrimônio da Ipiranga na Copesul, enquanto a Braskem ficará com 60% e quais são os reais interesses da Petrobrás em ser sócia minoritária da Braskem no Pólo Petroquímico do Rio Grande do Sul.
“Queremos entender, também, por que os postos de combustível da região sul e sudeste (a melhor rede da Ipiranga e onde tem o maior consumo) ficarão com o grupo Ultra e a Petrobrás ficará com os postos das regiões menos promissoras? Será que isso corresponde ao melhor para o povo brasileiro e para os interesses do desenvolvimento nacional?”, indaga.