A missão inclui visitas técnicas a parques tecnológicos, incubadoras e universidades de Portugal e Espanha. A intenção é trazer modelos de tecnologias aplicáveis ao Vale do Sinos.
Nesta terça-feira, dia 20, a Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec) – entidade gestora do Parque Tecnológico do Vale do Sinos – e o Centro Universitário Feevale apresentou a missão que levará, em junho e julho, uma comitiva à Espanha e Portugal para conhecer os modelos de desenvolvimentos tecnológicos daquelas regiões.
Confira: Resultados de edições passadas da missão
A comitiva, que está em fase de composição, deverá contar com empreendedores, pesquisadores, empresários e gestores públicos e privados. A viagem está prevista entre para o período entre 19 de junho a 05 de julho. Os detalhes foram passados durante a cerimônia realizada na Reitoria, pelo presidente do Conselho Superior da Valetec, Cleber Prodanov, também pró-reitor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Feevale, e o diretor-executivo da Valetec, Filipe Barroso.
De acordo com Cleber Prodanov, a intenção é trazer para o Vale do Sinos modelos de desenvolvimento tecnológico de forma a diversificar a economia da região. “Desde 1995, vivemos altos e baixos no setor produtivo que representa a vocação regional. Por isso, a Feevale e a Valetec têm como missão buscar outras alternativas de desenvolvimento”, diz referindo-se às crises que atingiram o setor coureiro-calçadista. “Queremos colocar a região no mapa tecnológico do investimento”.
Por isso, o grupo percorrerá parques tecnológicos, incubadoras de empresas, universidades, centros de pesquisas e laboratórios nas cidades de Oeiras (Portugal), Sevilha, Málaga, Bilbao, São Sebastião, Zamúdio e Barcelona (Espanha), em busca de modelos tecnológicos que possam se adequar às necessidades e serem aplicados à região do Vale.
Barroso destacou que, além de buscar modelos, o grupo tentará fortalecer laços de cooperação com parques portugueses e espanhóis. “Eles estão muito abertos à cooperação e têm muito interesse em se relacionar com a América Latina. E essa missão tem ainda a vantagem de não ter a barreira do idioma”, sustenta o executivo, que levará na bagagem minutas de convênios para serem formalizados entre a Valetec e os empreendimentos visitados. A intenção é promover o intercâmbio de práticas inovadoras entre os parques tecnológicos e as empresas.
Conferência Mundial sobre parques tecnológicos
O final da missão será na cidade de Barcelona, que sediará a edição 2007 da Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP). O evento vai reunir, entre 02 e 04 de julho, especialistas em parques tecnológicos, empreendedores e representantes de instituições do gênero de todo o mundo. De acordo com Barroso e Prodanov, a delegação liderada pela Feevale e a Valetec é sempre a mais numerosa entre os brasileiros e figura entre as maiores do mundo. Este ano, a missão levará, no mínimo, 20 pessoas para a conferência.
Parceiros do projeto
– Governo Federal
– Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – Ministério da Ciência e Tecnologia
– Governo do Estado do Rio Grande do Sul
– Associação Internacional de Parques Científicos (IASP)
– Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)
– Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp)
INFORMAÇÕES
(51) 3038-7700 ou [email protected]