A cerimônia de pose do novo ministro da Justiça será nesta sexta-feira e contará com a presença do atual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Confirmado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Relações Institucionais, o ministro Tarso Genro será o novo ministro da Justiça. A cerimônia de pose será na sexta-feira próxima, dia 16. O atual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos é quem transmitirá o cargo ao colega.
Formado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria, Tarso começou atuando como advogado trabalhista em favor de sindicatos. Iniciou na carreira política no antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que viria a dar origem ao PMDB.
No PT, Tarso foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes: de 1993 a 1996 e de 2001 a 2002 – quando saiu para concorrer ao governo estadual e foi derrotado por Germano Rigotto (PMDB). Para contar a experiência na gestão da cidade, escreveu o livro Orçamento Participativo, em co-autoria com o economista Ubiratan de Souza.
No primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Tarso assumiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. No ano seguinte, em 2004, assumiu o Ministério da Educação.
Abriu mão do Ministério da Educação e assumiu a presidência do PT, em lugar de José Genoino. Tentou a reeleição para o cargo, mas retirou sua candidatura ainda antes da convenção partidária. Ano passado, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais.
Esta será sua segunda nomeação para um cargo com status de ministro no segundo governo de Lula. A primeira foi a escolha do novo advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli.
Fonte: Agência Brasil