Campanha do Ministério da Saúde apresenta números e visa conscientizar, especialmente o público jovem, sobre comportamentos seguros de prevenção contra o HIV.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país – desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a pasta, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.
Jovens de 15 a 24 anos
são foco de campanha
A campanha “O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids” lançada nesta quarta-feira, 1º de dezembro, pelo Ministério da Saúde visa atingir especialmente, os jovens entre 15 e 24.
A preocupação do ministério é que este grupo tem maior número de parceiros casuais em relação aos adultos e cerca de 40% deles declararam não usar preservativo em todas as relações sexuais. Além da conscientização entre os jovens, a campanha visa desconstruir o preconceito com as pessoas que vivem com o vírus HIV no Brasil.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído como forma de despertar a necessidade de prevenção, de promoção do entendimento sobre a pandemia e de incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no fim dos anos 80.
Números sobre a aids
no Brasil e no mundo
Informações ABr
FOTO: ilustrativa / SXC