Em dois meses, foram apreendidos 60 toneladas de produtos de origem animal. A ação faz parte da “Operação Litoral” da Secretaria de Agricultura
Realizando 181 barreiras, em 60 dias, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) apreendeu e destruiu 60 toneladas de produtos de origem animal. As apreensões, totalizadas em 108, ocorreram no Litoral Norte e Sul do Estado.
O trabalho denominado “Operação Litoral” divulgou o balanço parcial dos resultados no final de semana de carnaval, através do secretário da Agricultura, João Carlos Machado. Segundo ele, o Departamento de Produção Animal (DPA) da SAA, inspecionou 5.289 veículos e identificou 175 infrações.
A ação da Secretaria da Agricultura no Litoral sofreu algumas alterações, o que na opinião do secretário, tornou o trabalho mais produtivo. “Concentramos nosso trabalho sobre denúncias de irregularidades. Isso tem garantido uma fiscalização precisa e ainda mais eficiente”, avalia Machado.
A intenção das inspeções desenvolvidas neste período é evitar que produtos sem procedência sanitária ou em más condições de conservação cheguem à mesa do consumidor. Para tanto, os locais de procedência (matadouros, granjas, frigoríficos) precisam ter atestado de Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ).
O veterinário do DPA Rodrigo Etges, responsável pela totalização dos dados da “Operação Litoral”, lembra que ainda resta uma quinzena para o término das ações. O relatório final da “Operação Litoral”, que iniciou dia 15 de dezembro de 2006, será divulgado no início de março.