Serviço foi lançado no Brasil no mês passado e já em seu primeiro dia causou polêmica, com usuários encontrando imagens de atropelamento.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Um dos serviços mais revolucionários do Google, o Street View, segue causando polêmica pelo mundo.
Segundo a empresa, 224 mil alemães pediram que suas casas fiquem irreconhecíveis no programa, que será lançada na Alemanha mês que vem. O Google estima que o número representa cerca de 3% do total de residências das 20 maiores cidades alemãs.
“O alto número de objeções ao Google Street View mostra que as pessoas querem decidir que informações sobre elas podem ser publicadas na internet”, avalia Peter Schaar, diretor de agência alemã de proteção à privacidade.
Autoridades do país exigiram que o Google permitisse aos cidadãos optar por não ter suas casas no Street View, afirmando que a publicação de imagens de residências na internet é uma violação de privacidade.
O Street View atualmente está disponível em 23 países, entre eles o Brasil. A Alemanha é o único onde as pessoas podem pedir que suas casas sejam removidas antes do programa ir para o ar. Mas o serviço também recebeu críticas em vários outros países onde pessoas foram filmadas sem o devido consentimento em lugares onde não gostariam de ser vistos.
O serviço foi lançado no Brasil no mês passado e já em seu primeiro dia causou polêmica, com usuários encontrando imagens de um homem atropelado no Rio e outro vomitando em Belo Horizonte.
A empresa americana perdeu a confiança de muitos europeus neste ano quando admitiu que a tecnologia utilizada nos carros que tiram as fotos para o Street View também capturaram informações sobre as atividades online das pessoas através de redes wi-fi públicas nos últimos quatro anos.
Autoridades na Espanha informaram nesta semana que o Google enfrenta dois processos relacionados ao serviço por esse motivo. Se condenado, poderá ser forçado a pagar multa de US$ 3,3 milhões. A empresa também está sendo investigada no Canadá.
Na Alemanha, o Google diz que respeitará todas as exigências, mas alerta que “não pode garantir o processamento de todos os pedidos recebidos. Por exemplo, em casos nos quais o endereço não está claro”. A empresa também fornecerá uma ferramenta para qualquer um pedir que imagens capturadas no Street View sejam borradas, ficando irreconhecíveis.
Informações de O Globo
FOTO: ilustrativa