Noite de comemoração homenageou o ex-presidente Hélio Dourado, principal mentor da construção que transformou o estádio em Monumental.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Um encontro de gremistas apaixonados comemorou, na noite desta segunda-feira, dia 21 de junho, os 30 anos do fechamento do anel superior do estádio Olímpico.
No distante 21 de junho de 1980, o Grêmio vencia o Vasco da Gama pelo placar de 1 a 0, gol anotado pelo atacante Baltazar, e marcava de forma simbólica o surgimento de uma nova fase dentro do Clube. Para celebrar a reinauguração, foi realizado um torneio com as presenças (além do Vasco) do River Plate e do Argentinos Juniors com Maradona surgindo como grande craque.
Coincidência ou não, a partir da conclusão do Olímpico, o Tricolor alcançou suas maiores glórias, começando com a conquista do primeiro título Brasileiro em 1981 e culminando com o Mundial dois anos depois.
O grande homenageado da noite foi o ex-presidente Hélio Dourado, o principal mentor da construção que transformou o Olímpico em Monumental. Bastante emocionado, Dourado não conteve as lágrimas ao escutar o discurso proferido por Nélson Olmedo, homem forte do futebol gremista na conquista da hegemonia estadual em 1977.
Olmedo lembrou aquele final da década de 70 e início dos anos 80 ressaltando a importância das pessoas que abdicavam de suas vidas particulares em prol de um objetivo maior que era o crescimento do Grêmio como instituição.
Dourado recebeu das mãos do presidente Duda Kroeff uma placa celebrando a data histórica. O atual comandante gremista disse que o Grêmio precisa de pessoas como Hélio Dourado.
Ainda emocionado e na presença de sua esposa, Hélio Dourado relembrou seus primeiros passos como sócio do Clube até a conclusão do Olímpico Monumental e fez questão de dividir sua alegria com todos aqueles gremistas que trabalharam para a concretização do projeto Olímpico Total além de pedir uma salva de palmas e um minuto de silêncio em homenagem ao arquiteto Plínio Almeida, quem projetou o Olímpico e já falecido.
Além do presidente Duda Kroeff, Hélio Dourado, dirigentes, conselheiros, funcionários e gremistas em geral, participaram do encontro no Memorial Hermínio Bitencourt os vice-presidentes Irany Sant´Anna Jr e Flávio Paiva; o vice-presidente do conselho deliberativo, André Krieger; os ex-presidentes Luiz Carlos Silveira Martins e Oly Fachim; a conselheira e diretora do Memorial, Ema Coelho de Souza, e os familiares de Hélio Dourado.
Informações de Grêmio.net
FOTO: reprodução / Grêmio.net