Concurso premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o Brasil.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Professores da educação básica da rede pública têm até 07 de junho para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
O concurso, promovido pelo Ministério da Educação junto com a Fundação Itaú Social, ocorre a cada dois anos e se destina a professores da rede pública que estiverem lecionando em 2010 e seus alunos dos: 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos (4ª, 5ª, 6ª, 7º e 8ª séries) do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas via internet.
A Olimpíada conta com várias categorias. Para os 5° e 6° anos (4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental), a categoria é poesia. Para 7° e 8° anos (6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental), memórias. O 9° ano (8ª série do Ensino Fundamental) e o 1° ano do Ensino Médio se inscrevem com crônicas e os 2° e 3° anos do Ensino Médio entram com artigos de opinião.
Edições anteriores
A última edição da Olimpíada teve a participação de 06 milhões de alunos, com mais de 200 mil professores inscritos. Os educadores interessados em participar devem verificar primeiro se a secretaria de Educação do seu município aderiu à competição. Até a última semana, 5.020 municípios, 49.979 escolas e 115.360 professores tinham se inscrito para participar do concurso.
Uma delas é Sônia Pereira, professora da Escola Estadual Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina (MS). Em 2008 ela foi uma das vencedoras da Olimpíada e acredita que a participação no concurso melhora o interesse dos alunos pela disciplina.
– No início, eles relutaram um pouco. Mas depois eles gostaram e foi até difícil no final escolher os melhores textos.
Como funciona
Os professores inscritos recebem um material didático para trabalhar a produção de texto em sala de aula a partir de oficinas. Cada escola deve escolher os melhores trabalhos que disputam uma seleção municipal. Em seguida, há uma etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar de uma seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos.
Professores e alunos que chegam à etapa nacional recebem medalhas e computadores. Os classificados em etapas anteriores também ganham medalhas, além de livros e aparelhos de som. Mais informações podem ser obtidas no site do concurso ou pelo telefone 0800 771 9310.
Informações do portal R7.
FOTO: reprodução