Temperaturas altas devem continuar nesta sexta-feira, mas a Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de temporais
A quinta-feira registrou temperaturas máximas entre 37º e 39º C. Em algumas localidades, como no Vale do Sinos, a sensação térmica chegou aos 45º C nesta tarde, em função da alta umidade do ar.
Especialistas têm advertido para que esforços excessivos e atividades físicas ao ar livre sejam evitados. Conforme alerta a Defesa Civil, o calor exagerado deve provocar pancadas de chuva até o fim do dia, ainda nesta quinta-feira, em diversas regiões gaúchas.
Na sexta-feira, novas áreas de instabilidade avançam pelo Sul do país. A nebulosidade será maior em todo o Rio Grande do Sul com o registro de chuva na maior parte do Estado até o final do dia.
Entretanto, conforme indica a empresa de meteorologia MetSul, antes da instabilidade, o calor será novamente intenso com máximas acima de 35º C e elevada sensação térmica nas áreas mais quentes do Estado. Há risco de temporais, com vento forte, especialmente da tarde para a noite. Não se descarta a ocorrência de instabilidade ainda na primeira metade do dia no oeste gaúcho.
No sábado, áreas de instabilidades associadas à passagem de uma frente fria no litoral do Rio Grande do Sul provocam aumento da nebulosidade em grande parte da região. No norte e no nordeste gaúcho, inclusive na Grande Porto Alegre, o céu fica encoberto, com chuva a qualquer hora do dia e risco de temporais.
No domingo, o avanço da frente fria deixa o céu encoberto no norte do Rio Grande do Sul. Chove a qualquer hora do dia, ainda com risco de temporal. No leste gaúcho, o céu fica encoberto por causa da umidade que vem do mar, mas ocorrem apenas chuviscos. Nas demais partes, sol, com diminuição de nebulosidade ao longo do dia e sem chuva. Fonte: Defesa Civil do Rio Grande do Sul
Rumo ao litoral
A previsão da Concepa, concessionária que administra a Free-Way, é de que cerca de 50 mil veículos devem passar pela praça de pedágio de Gravataí entre sexta-feira, às 14 horas, e sábado, às 18 horas. Em Santo Antônio da Patrulha, esse número pode chegar a 60 mil veículos.
Outra previsão da Concepa diz respeito à possibilidade de movimento muito intenso na próxima quinta-feira, em função do feriado de Navegantes, dia 2, e também do Planeta Atlântida, evento que acontece dias 2 e 3. A recomendação é para que o condutor programe sua viagem e evite os horários de pico, especialmente entre às 18 e 21 horas.