Prender a curiosidade, ter a atenção das crianças para um tema que, mesmo simples, mexe com todos: Casa – que sentimento nos traz?
Vi de perto o que crianças felizes, bem cuidadas sentem a respeito. Casa lembra aconchego, acolhimento, vida, lar. Sorte destes pequenos sentirem tanto carinho em seus lares.
Num trabalho iniciado pelo designer e ceramista Eduardo Martins no meu ateliê, crianças estão vivenciando este tema com arte. Primeiro visualizam a proposta, observando moradias de pássaros, cupins, formigas, casas em árvore, casas do futuro, observam, questionam, aguçam a criatividade. Em seguida, mãos na argila. Mexer, bater, criar. Um formigueiro? Uma toca? O importante é fazer a sua casa, comunicando, expressando a sua forma, com seu olhar, com individualidade e prazer. A alegria aparece nos lábios. O resultado, grandioso. Casas que nem sempre parecem casas, mas ali estão como verdadeiras relíquias.
No mesmo período em que foram realizadas estas casas, as crianças participavam do projeto ” Fazendo Arte – Crianças ajudam crianças”, para ajudar crianças que não têm a mesma sorte. Estão em abrigos.
Indiretamente, as crianças no ateliê estão trabalhando com arte, desenvolvendo a criatividade, espontaneidade, iniciativa e ao mesmo tempo, o espírito de solidariedade.
Mais uma vez, a arte abrindo caminho! Abrindo olhos!
E mais uma vez, poderemos pensar na simples palavra “casa”. Que sentimento lhe traz?
